Fin Adviser

Todas Notícias > REI DO PEIXE SECO PROCESSA SEMANALMENTE CINCO MIL TONELADAS DE PESCADO

REI DO PEIXE SECO PROCESSA SEMANALMENTE CINCO  MIL TONELADAS DE PESCADO

  18 Aug 2022

REI DO PEIXE SECO PROCESSA SEMANALMENTE CINCO MIL TONELADAS DE PESCADO

O empreendedor "Rei António do Peixe Seco" que actua no mercado retalhista diz que semanalmente consome mil toneladas de sal ionizado para o processamento de cerca de cinco mil toneladas de peixe variado.

A margem , da Expo-Mulher que encerrou domingo, na Baía de Luanda, António Agostinho da Rocha, como é conhecido, no mercado, disse que, no que toca ao pescado fresco, semanalmente processa cerca de mil a cinco mil toneladas, dependentemente do tamanho do peixe e de 500 a mil toneladas de sal, o que requer muitos gastos para apostar no sector e abastecer o mercado com produtos de qualidade.

O grosso do pescado fresco para o processamento e secagem, segundo António da Rocha é adquirido no Porto de Luanda, na Interpesca, CEFOPESCA, mercado do Asa Branca e nas províncias de Benguela e Namibe (Lucira).

Para aumentar o volume do negócio, o empreendedor necessita de apoio das instituições bancárias para a compra de embarcação e outros meios de captura de pescado para a redução dos custos.

Com os fundos próprios, o empreendedor criou a sua empresa e emprega 10 funcionários directos e mais de 20 indirectos que sobrevivem do processamento de tratamento de pescado.

António Rocha tem no seu programa a construção definitiva de uma estrutura para a empresa, já que o pescado é feito numa área reservada na sua residência.

Quanto aos preços, o comerciante diz que o peixe mais caro é a garoupa, seguido da sofia, pungo, corvina branca e preta e por último o carapau e a sardinha.

Explica, que, no caso da garoupa fresca, o quilo ronda os três mil kwanzas e o seco sai a 5 mil e 500 kwanzas.

"Porque, um quilo de peixe fresco quando é transformado em seco passa a pesar apenas meio quilo e o mesmo acontece se for 20 quilos de peixe fresco quando seco pesando apenas 10 quilos" justificou.

Na Expo-Mulher, o Rei do Peixe Seco, como também é tratado, escalou 5 mil toneladas de peixe diverso e mais 10 mil que estava reservado, totalizando 15 mil toneladas.

O empreendedor realçou que investiu cerca de 5 milhões de kwanzas com uma previsão de lucro de cerca de dois milhões e quinhentos.

"É nos lucros onde retiro o dinheiro para pagar os funcionários e comprar os utensílios necessários para o novo processamento", disse.

Um outro factor importante foi a sua participação na Feira Internacional de Luanda (FILDA), onde foi premiado na altura, pelos resultados positivos alcançados devido ao tratamento que tem feito.

Com 20 anos de carreira, o Rei do Peixe Seco começou a vender o peixe em 2002, num carro de mão e à medida que foi progredindo passou a comercializar num Kupapata onde vendeu durante 10 anos. As vendas tiveram início em Luanda, e a posteriori passou para Catete, Icolo e Bengo onde reside actualmente.

تشاندينهو