Fin Adviser

Todas Notícias > MINISTÉRIO DO TURISMO LANÇA CAMPANHA DE FOMENTO DE FUNDO NA ÁREA DE MASSANGANO

MINISTÉRIO DO TURISMO LANÇA CAMPANHA DE FOMENTO DE FUNDO NA ÁREA DE MASSANGANO

  24 Sep 2025

MINISTÉRIO DO TURISMO LANÇA CAMPANHA DE FOMENTO DE FUNDO NA ÁREA DE MASSANGANO

O Ministério do Turismo lançou, nesta segunda-feira, em Luanda, a campanha de mobilização de fundos “Raízes Reconectadas”, com uma meta de arrecadar, numa primeira fase, 500 mil dólares para o desenvolvimento e promoção do município de Massangano.

A campanha tem uma duração de seis meses, com os valores canalizados para a revalorização da importância histórica da localidade (160.000), geração de empregos (200.000), emponderamento das mulheres e jovens (80.000) e conservação da biodiversidade (60.000).

A acção parte da visão integrada do Governo e parceiros estratégicos de transformar Massangano e o Corredor do Kwanza em referências de património cultural afro-descendente, apoiando, em simultâneo, iniciativas que criem valores económicos e sociais para as comunidades locais, como ajuda às pequenas e médias empresas de turismo, promoção de projectos de eco e agro-turismo, entre outras acções.

 

O ministro do Turismo realçou que a história de Massangano é comprovada, sendo que mais da metade do total de escravos que saíram de África para a Europa e a América é originária de Angola. Segundo Márcio Daniel, hoje países como o Ghana, Benin e Senegal fazem milhares de dólares em receitas turísticas, com milhares de visitas anualmente e geração de muitos postos de emprego.

O governante assegurou que o Executivo implementou um conjunto de iniciativas que, num futuro próximo, vão trazer resultados positivos, como a construção de uma estrada que liga o ponto de intersecção da Estrada Nacional 120 ao Centro Histórico de Massangano, numa extensão de cerca de 20 quilómetros. A via vai permitir a redução das actuais cerca de duas horas que se leva deste ponto até ao Centro Histórico de Massangano para cerca 20 minutos.

Destacam-se ainda, se-gundo o ministro, a empreitada de reparação do Forte de Massangano, num investimento de 12 milhões de dólares, que vai permitir requalificar o importante símbolo do passado histórico que a região representava.

O ministro deu a conhecer, igualmente, o Projecto do Corredor do Kwanza, em curso, que permite recordar o percurso que liga a região de Massangano até à ligação ao Oceano Atlântico e que transportou milhares de escravos até aos pontos de partida como o Museu da Escravatura, a Sul de Luanda.

تشاندينهو