Fin Adviser

Todas Notícias > ADRA INCENTIVA CRIAÇÃO DE PLATAFORMA DE AGRICULTORES FAMILIARES

ADRA INCENTIVA CRIAÇÃO DE PLATAFORMA DE AGRICULTORES FAMILIARES

  23 Sep 2025

ADRA INCENTIVA CRIAÇÃO DE PLATAFORMA DE AGRICULTORES FAMILIARES

O estabelecimento de um plano de acção para a estruturação da futura plataforma de organizações de agricultores familiares de escala nacional conta dos resultados saídos do encontro dos representantes de núcleos, fóruns e uniões de associações e cooperativas apoiadas pela Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), realizado, nesta sexta-feira, na cidade do Huambo.

Segundo uma nota da organização, o evento juntou um total de 37 participantes, representando as províncias de Benguela, Cunene, Huambo, Huíla, Icolo e Bengo, Malanje e Namibe.

A plataforma compreende quatro etapas fundamentais, designadamente a consolidação do funcionamento dos núcleos, fóruns e uniões já existentes, a constituição de plataformas de articulação e concertação entre as associações e cooperativas a nível provincial, a criação de uma Comissão Instaladora e a legalização da plataforma.

Os participantes definiram como objectivos da plataforma constituir a defesa dos interesses dos agricultores familiares junto das instituições do Estado, o fortalecimento do diálogo e a coordenação entre as organizações de agricultores familiares a nível nacional.

O encontro teve como objectivo, também, partilhar experiências sobre o funcionamento dos núcleos, fóruns e uniões de associações e cooperativas, nos municípios abrangidos pela intervenção da ADRA, identificar estratégias que contribuam para a melhoria do seu funcionamento e discutir caminhos para a estruturação de uma plataforma de organizações de agricultores familiares de escala nacional. A ADRA, destaca a fonte, teve na sua agenda de intervenção social a preocupação central de promover o reforço da capacidade das comunidades rurais, através das suas organizações e instituições, tendo em vista a emergência e desenvolvimento de um movimento social de camponeses e agricultores familiares a nível dos municípios.

“É assim que, ao longo dos últimos 20 anos, a ADRA dinamizou, nos municípios abrangidos pela sua intervenção, a constituição de plataformas de articulação e concertação entre as associações e cooperativas de camponeses e agricultores familiares, sob a forma de núcleos, fóruns e uniões”, aponta o documento.

تشاندينهو