O Presidente de Angola e da União Africana, João Lourenço, expressou, nesta terça-feira, total solidariedade com a Iniciativa de Desenvolvimento Global da República Popular da China.
João Lourenço proferiu estas palavras, ao discursar no Evento de Alto Nível sobre a Iniciativa de Desenvolvimento Global, subordinada ao tema “Reafirmar as Nossas Aspirações Originais, Unirmo-nos num Futuro Brilhante de Desenvolvimento Global” para Construir Melhor Juntos: 80 Anos e Mais para a Paz, o Desenvolvimento e os Direitos Humanos” .
Segundo o líder da União Africana, esta iniciativa da China proporciona um terreno fértil capaz de fomentar a formulação de ideias inovadoras na procura de soluções para os desafios actuais que têm em comum, como o do clima, mas também os do futuro, especialmente os que estão associados à governação digital e à inteligência artificial, "duas poderosas ferramentas que poderão ajudar os países do Sul Global a alavancar o seu potencial e a catalisar os seus talentos, com uma celeridade exponencial inédita".
Sucesso da iniciativa
"África tem muita esperança no sucesso desta iniciativa, para que possa recuperar e ultrapassar o fosso que a separa do desenvolvimento, face a outros continentes em termos de electrificação, industrialização, infra-estruturas rodoviárias, ferroviárias, portuárias, aeroportuárias, segurança alimentar, educação, saúde e outras", sublinhou.
O Presidente João Lourenço reiterou, também, o compromisso de Angola com os princípios defendidos na Iniciativa de Desenvolvimento Global, sublinhando a necessidade de se agir em consonância com os três pilares deste grande projecto.
O estadista angolano destacou, anda, que a Iniciativa de Desenvolvimento Global assenta sobre a Civilização, a Governação e a Segurança Global, todos eles de relevância incontornável para que se consiga atingir plenamente os objectivos da Humanidade, que consistem basicamente no desenvolvimento sustentável do nosso planeta.