Fin Adviser

Todas Notícias > JOVENS MÉDICOS REPRESENTAM ANGOLA NO CONGRESSO INTERNACIONAL DE CARDIOLOGIA

JOVENS MÉDICOS REPRESENTAM ANGOLA NO CONGRESSO  INTERNACIONAL DE CARDIOLOGIA

  23 Sep 2025

JOVENS MÉDICOS REPRESENTAM ANGOLA NO CONGRESSO INTERNACIONAL DE CARDIOLOGIA

Três jovens médicos angolanos estão a representar Angola no Congresso Internacional de Cardiologia, que decorre no Brasil, de 18 a 22 de Setembro de 2025.

Trata-se dos médicos Eucácia Yunara Neto de Freitas, Dingameno Afonso Sebastião e Dinis Suca, todos formados pela Universidade Agostinho Neto, segundo um comunicado de imprensa.

A participação destes profissionais conta com apoio da Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde (UIP), através do Ministério da Saúde, no âmbito da estratégia nacional de valorização e qualificação dos profissionais e quadros da saúde.

A nota realça que a presença de Angola no evento representa não apenas uma oportunidade de capacitação técnica, mas também a afirmação do talento jovem nacional no panorama científico global.

 

Os médicos, que realizaram os seus estágios nas unidades hospitalares Azancot de Menezes e Centro Médico da Sapu, poderão futuramente integrar nos quadros das principais Unidades Hospitalares do país, como é o caso do Complexo Hospitalar General-de-Exército Pedro Maria Tonha “Pedalé”, que irá absorver jovens médicos recém formados, reforçando o compromisso do Executivo com a renovação e qualificação do Sistema Nacional de Saúde.

"Os três profissionais apresentam trabalhos científicos originais, aceites por comissões científicas internacionais, contribuindo com dados e experiências da realidade clínica angolana", acrescenta.

A participação destes jovens profissionais surge, também, na sequência de um apelo público dirigido à ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, prontamente acolhido e respondido, tanto a nível administrativo como financeiro, através da Unidade de Implementação do Projecto (UIP).

Investimento estratégico

Para o gestor da Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde, Job Monteiro, a participação dos três jovens médicos num dos congressos mais prestigiados do mundo é resultado de um investimento estratégico e sustentado na capacitação científica dos nossos quadros.

"É também uma forma de divulgarmos as actividades científicas desenvolvidas nas nossas universidades, aqui representadas pela Faculdade de Medicina da UAN. Acreditamos que, com formação de qualidade e exposição internacional, será possível transformar significativamente a qualidade da medicina em Angola", sublinhou.

Para além do apoio à participação no congresso, o Ministério da Saúde assegurou a continuidade do percurso formativo destes jovens médicos, que iniciarão de imediato a sua formação especializada nas unidades hospitalares de Luanda, com vista à sua plena integração no Sistema Nacional de Saúde.

"Este esforço enquadra-se nas prioridades estratégicas do Executivo angolano, conforme sublinhado pelo Presidente da República, João Lourenço", realça o comunicado.

تشاندينهو