Fin Adviser

Todas Notícias > ASSEGURADO DINHEIRO PARA A CONCLUÃO DAS OBRAS DO PIIM

ASSEGURADO DINHEIRO PARA A CONCLUÃO DAS OBRAS DO PIIM

  21 Mar 2022

ASSEGURADO DINHEIRO PARA A CONCLUÃO DAS OBRAS DO PIIM

Os recursos financeiros para a execução até ao fim de todos os projectos públicos enquadrados no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), referentes a 2022, estão disponíveis, afirmou, este domingo, a directora nacional de Investimentos Públicos do Ministério das Finanças.

Juciene Cristiano falava no final da reunião da Comissão Interministerial de Implementação do PIIM e explicou que, actualmente, estão em andamento 1 932 projectos, perfazendo uma execução financeira na ordem dos 380 mil milhões de kwanzas desde o início da sua execução.

No encontro orientado pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, a directora sublinhou que, até à presente data, 852 projectos já se encontram em fase conclusiva com uma execução financeira acima de 70 por cento (331 projectos já concluídos).

Informou que o PIIM é um programa acautelado, financeiramente, e, por isso, desde o início da execução foram criadas estratégias que visam maior controlo financeiro para evitar desvios de dinheiro ou ultrapassagem das fontes de financiamento disponíveis para cada projecto.

Segundo Juciene Cristiano, foi dada uma atenção especial à província do Cuando Cu-bango para o início da execução financeira e física dos projectos parados, tendo em consideração os trabalhos de conformação da sua carteira.

"Neste contexto, procedeu-se a reanálise da carteira do PIIM a nível da província, que se centrou em quadrantes, sendo o primeiro a análise dos projectos que não sofreriam alterações - mas que poderiam ser reiniciadas com a maior brevidade possível. O segundo ponto tem a ver com a renegociação de alguns contratos estabelecidos, de forma a alterar o foco de alguns projectos visando a diminuição dos custos", disse.

Já o terceiro quadrante, prosseguiu Juciene Cristiano, centrou-se na rescisão contratual dos projectos que a província do Cuando Cubango indicou como não prioritários. Por fim, a execução de projectos paralisados e, com grau de execução acima de 50 por cento, que careciam apenas de disponibilidade financeira para serem finalizados.

De acordo com a directora nacional de Investimentos Públicos, depois destes exercícios, a província do Cuando Cubango passa a ter dois projectos em execução no âmbito do PIIM.

Quanto aos sectores, Juciene Cristiano disse que não existe um mais privilegiado, pois o programa é integrado e engloba um conjunto de áreas de forma equitativa como a Educação, Saúde, Energia e Águas, Transportes e vias de comunicação.

Segundo a fonte, a Direcção Nacional de Investimentos Públicos "prevê a finalização de um grande número de projectos para serem inaugurados até ao final de Junho do corrente ano”.

O Governo angolano investiu até ao momento 380 mil milhões de kwanzas em 1 932 projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), segundo a directora nacional do In-vestimento Público, Juciene Cristiano.

O PIIM pretende aumentar a autonomia dos 164 municípios de Angola, no âmbito da política de desconcentração e descentralização das competências administrativas, assim como aumentar a qualidade de vida em todo o território nacional.

تشاندينهو