Fin Adviser

Todas Notícias > SECTOR NÃO PETROLÍFERO REPRESENTA 70 POR CENTO DO PRODUTO INTERNO BRUTO

SECTOR NÃO PETROLÍFERO REPRESENTA 70 POR CENTO DO PRODUTO INTERNO BRUTO

  30 Jan 2026

SECTOR NÃO PETROLÍFERO REPRESENTA 70 POR CENTO DO PRODUTO INTERNO BRUTO

O sector não petrolífero representa cerca de 70 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) na economia nacional, avançou, nesta quinta-feira, em Luanda, o ministro de Estado para Coordenação Económica, José de Lima Massano.

Ao discursar na abertura do Conselho Consultivo do Mistério do Turismo, o ministro de Estado sublinhou que este crescimento tem sido impulsionado pelos sectores da Agricultura, Comércio, Energia, Mineração e Serviços.

“É absolutamente necessário garantir que os ganhos do crescimento económico se traduzam de forma mais directa e positiva na melhoria das condições de vida dos cidadãos, promovendo uma prosperidade partilhada”, afirmou.

Geração de empregos

Neste particular, José de Lima Massano destacou o Turismo como um sector estratégico, intensivo em mão-de-obra, com elevada capacidade de gerar emprego, promover o empreendedorismo, reduzir assimetrias regionais e valorizar o património cultural e histórico do país, reafirmando o turismo como um dos eixos estruturantes da agenda económica nacional.

Realçou ainda que os dados recentes demonstram uma trajectória positiva do sector, reforçando a confiança no alcance antecipado das metas definidas no Plano Nacional de Fomento ao Turismo (PLANATUR), em alinhamento com o Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023–2027 e a Estratégia de Longo Prazo Angola 2050.

تشاندينهو