Centenas de munícipes, operadoras de recolha de resíduos sólidos e empresas de construção civil participaram, este sábado, numa campanha de limpeza, promovida pelo Governo Provincial de Luanda.
Segundo o vice-presidente da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda (CACL) para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas, Edson Cruz, foram identificados mais de 16 focos de lixo, em três pontos específicos, entre os quais a linha férrea, entre o Distrito Urbano do Sambizanga ao município de Viana, bem como nos distritos do Zango e Calemba 2.
Acrescentou que a campanha de limpeza se realiza periodicamente na capital do país, no intuito de eliminar os grandes focos de lixo e incutir nos munícipes o espírito de cidadania, de modo a que se tornem partícipes na limpeza das zonas onde residem.
Durante a campanha foram retiradas grandes quantidades de lixo ao longo de 23 quilómetros do Caminho-de-Ferro de Luanda (CFL).
Segundo o administrador para a Área Técnica do CFL, Manuel João Lourenço, a campanha de limpeza surge numa boa altura, porque "no troço Bungo/ Baia, que corresponde 23 Km, temos dificuldades em circular, devido às grandes quantidades de lixo".
Acrescentou que muitas vezes as locomotivas têm que parar para retirar os resíduos sólidos que se encontram na linha férrea. "O pessoal em serviço já anda com pá, picaretas e enxadas e onde existir lixo o comboio tem que parar para fazerem serviços paliativos de remoção", desabafa.
Manuel João Lourenço explicou que os pontos mais preocupantes encontram-se nos distritos urbanos do Rangel, Sambizanga, zona da Gamek e no município de Viana, onde os mercados estão paralelamente à linha férrea e os utentes depositam nela os resíduos sólidos.
O responsável do CFL lembrou também que o lixo ao longo da linha férrea pode provocar o descarrilamento do comboio e causar danos incalculáveis. Aconselhou as comunidades a não depositar resíduos sólidos ao longo da linha férrea.
Manuel João Lourenço informou que o Caminho-de-Ferro de Luanda (CFL) mobilizou técnicos e meios, com destaque a uma locomotiva e sete vagões incorporados, para apoiar a campanha organizada pelo Governo Provincial de Luanda.