O Presidente da República, João Lourenço, disse, na noite desta quarta-feira, acreditar que nas próximas 48 horas haverá um cessar-fogo no Leste da República Democrática do Congo (RDC), seguido do aquartelamento das forças do M23.
"Com os resultados que julgamos serem positivos demos um passo aparentemente curto mas de um elevado significado se tivermos em conta que dentro de 48 horas o cessar das hostilidades em certas localidades do Leste da República Democrática do Congo, seguido do aquartelamento das forças do M23, do seu desarmamento e posteriormente da reintegração os seus integrantes na sociedade congolesa", detalhou João Lourenço.
O estadista angolano, que falava no final da Mini-Cimeira de Luanda para a Paz no Leste da RDC explicou que se trata de um programa que será cumprido à risca.
No seu entender, num processo "há sempre situações a ultrapassar e a corrigir até que cheguemos finalmente à paz definitiva naquele território da República Democrática do Congo e alcançamos o retomar da normalização das relações entre a RDC e o Rwanda.