Uma fábrica denomina Dulceria Nacional, ligada à produção de vários tipos de doces localizada no Poló de Desenvolvimento de Viana, em Luanda, foi inaugurada, nesta quinta-feira, pelo Presidente da República, João Lourenço.
Avaliado em mais 45 milhões de dólares, a nova unidade fabril tem uma capacidade instalada para produzir por ano, sete mil toneladas de bolachas e 3.500 toneladas de chocolates e gerou mais de 500 empregos para os jovens.
Segundo o ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, que falava na cerimónia de inauguração, estas inciativas vão incentivar e engajar distintos actores para a capacitação, promoção e criação de incentivos aos sectores primários para o fornecimento de matérias-primas às unidades industriais que se vão instalando em todo o território nacional.
"No triênio 2021-2022, Angola gastou o equivalente a 143 milhões de dólares norte-americanos com a importação de aproximadamente 258 mil toneladas destes bens alimentares", disse Victor Fernandes.
Com a inauguração desta fábrica de produção de doces, revelou o ministro, o país passa a poupar no conjunto de todas as unidades deste segmento cerca de 37 milhões de dólares.