Uma delegação parlamentar chefiada pelo deputado Vigílio Tyova inteirou-se, na última sexta-feira, do funcionamento do Consulado de Angola na Cidade do Cabo, na África do Sul.
Os deputados nacionais, que se encontravam naquele país para participar na 11.ª Cimeira dos Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20), foram recebidos pela embaixadora e cônsul-geral daquela localidade, informa uma nota.
Na qualidade de chefe da delegação, Vigílio Tyova assinou o livro diplomático, onde expressou os agradecimentos pelo apoio e acolhimento demonstrados por parte dos membros da representação diplomática.
A 11.ª Cimeira dos Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20) decorreu sob o lema "Aproveitar a diplomacia parlamentar para a realização da solidariedade, igualdade e sustentabilidade global ", na África do Sul.
O encontro reuniu parlamentares de vários países para alinhar posições sobre questões essencialmente ligadas ao ambiente, à superação da crise energética em África, à transição energética justa, ao crescimento inclusivo e desenvolvimento sustentável, bem como ao reforço do compromisso dos deputados em utilizar a diplomacia como ferramenta para a justiça, equidade e sustentabilidade.
A Cimeira do P20 foi pela primeira vez realizada em solo africano, coincidindo com a integração da União Africana como membro permanente do G20.