O Ministério das Relações Exteriores, realiza, nesta segunda-feira, na Tenda da Marginal, em Luanda, a cerimónia de abertura da Conferência da Diplomacia Angolana na Conquista e Preservação da Independência Nacional.
De acordo com a proposta do programa do evento, o discurso de abertura será proferido pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Apresentação da Agenda Diplomática
Durante a conferência, será apresentado, também, a obra "Agenda Diplomática 2024", sob a égide do director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério das Relações Exteriores.
No livro, com a temática "Construindo pontes e conexões para uma diplomacia forte e actuante", o também embaixador António Nascimento descreve as principais acções realizadas pelo sector diplomático angolano durante o ano de 2024, através dos principais factos que marcaram a actuação de Angola na arena internacional e dos vários integrantes das Relações Internacionais, no âmbito da política externa.
Debates
Ao longo dos dois dias da conferência, estarão em debate temas como o contributo da diplomacia angolana para o alcance da Independência Nacional, as conquistas da política externa angolana para a pacificação e resolução dos conflitos em África, os desafios da nova geopolítica mundial e o posicionamento estratégico de Angola.
Serão oradores distintos diplomatas de carreira, entre outros especialistas que acompanham o percurso histórico-diplomático angolano ao longo dos 50 anos de independência.