O ex-Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, esta em visita de 48 horas na Espanha, onde participou, nesta quinta-feira, no recém-formado Conselho Consultivo Espanha–África.
O encontro contou com a presença de embaixadores africanos, autoridades espanholas e os primeiros membros investidos no Conselho, entre eles o jurista Bornito de Sousa e o jornalista Armindo Laureano.
O Conselho Consultivo comporta 60 personalidades africanas e espanholas, tem mandato até 2028 e funcionará como plataforma de reflexão estratégica, para a actuação externa da Espanha em relação à África, tendo como base conhecimentos especializados, perspectivas regionais e promoção do desenvolvimento inclusivo, com foco na juventude, educação, inovação e fortalecimento dos órgãos do Governo espanhol que actuam nas questões africanas.
Num contexto estratégico mais amplo, o Conselho engloba a ampliação da presença diplomática de Espanha em África, reforço da governança migratória e de programas de mobilidade juvenil, bem como apoiar a paz, segurança e resiliência climática nas regiões africanas.
O ministro dos Assuntos Exteriores, União Europeia e Cooperação de Espanha, José Bueno, destacou, na abertura da Sessão Inaugural do Lançamento do Conselho Consultivo,a importância de parcerias equitativas entre Espanha e África, com foco no respeito mútuo e na escuta activa das prioridades africanas.
José Bueno enfatizou o papel do Conselho como ponte de diálogo estratégico, reunindo especialistas africanos para orientar políticas espanholas e o compromisso da Espanha com uma política externa feminista, inclusiva e voltada para o desenvolvimento sustentável.