A Procuradoria-Geral da República (PGR) de Angola e o Ministério Público do Reino Unido assinaram, em Londres, um acordo de cooperação bilateral no domínio da investigação criminal, com o objectivo de reforçar os mecanismos de colaboração jurídica entre os dois países.
A assinatura do acordo decorreu no âmbito de uma missão de três dias de uma delegação de magistrados angolanos à capital britânica, iniciada a 11 de Julho, visando aprofundar as relações institucionais no sector da Justiça e combater a criminalidade transnacional.
A delegação angolana integrou os procuradores-gerais adjuntos da República Pedro Mendes de Carvalho e Africano Gambôa dos Santos, o subprocurador-geral da República André de Brito Domingos.
Durante a estadia em Londres, os representantes da PGR mantiveram um encontro com o embaixador de Angola no Reino Unido, José Patrício, que anunciou haver de parte a parte “uma grande vontade de aprofundar as relações e alargar as áreas de cooperação”.
José Patrício declarou aos magistrados do Ministério Público que a defesa e a investigação criminal fazem parte dos sectores estratégicos da cooperação entre os dois países.
Segundo a PGR, delegações da instituição têm escalado Londres com regularidade, no quadro da parceria com o órgão congénere britânico.