Fin Adviser

Todas Notícias > VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA RECEBE CIENTISTA SUL-AFRICANO

VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA RECEBE CIENTISTA SUL-AFRICANO

  13 May 2025

VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA RECEBE CIENTISTA SUL-AFRICANO

A Vice- Presidente da República, Esperança da Costa, recebeu, segunda-feira, numa segunda audiência, na Cidade Alta, o cientista sul-africano e director do Projecto Southern African Botanical Diversity Network (Sabonete), Brain Huntley, com quem falou sobre a sua experiência em Angola, onde fez e continua a fazer vários estudos sobre os biomas das florestas de Cabinda, Miombo, Matas da Mupanda, o parque de Cangandala e o deserto do Iona.

Em declarações à imprensa, o cientista expressou o desejo de ver os “ricos parques nacionais” desenvolvidos, com o apoio do Governo e da comunidade científica angolana.

Brain Huntley disse conhecer o país há 55 anos e partilhou o trabalho desenvolvido durante esse tempo com estudantes angolanos na área da Ciência, e o optimismo que tem em relação ao futuro dos jovens botânicos e ecologistas em Angola.

“Foi uma grande honra estar com a Vice-Presidente da República, para falar sobre as nossas experiências durante os últimos 30 anos, porque a Dra. Esperança da Costa foi um dos membros da nossa comitiva do Sabonete, que foi um grande programa de desenvolvimento da ciência botânica na África Austral, com 10 países, em que Angola fez uma parte muito importante sob a sua liderança”, disse.

O cientista de 81 anos, que enfatizou a rica biodiversidade de Angola, com mais biomas e ecorregiões do que qualquer outro país de África, com realce para as florestas húmidas de Cabinda até ao deserto do Namibe, destacou a importância da conservação dos parques nacionais, apesar de ser um desafio muito grande, porque tem a pressão da população, o que é normal nesses casos.

“Os parques nacionais de Angola são grandes, mas talvez só precisem concentrar os trabalhos em áreas um pouco menos grandes para ter resultados. Porque às vezes os recursos são limitados, os recursos humanos, os recursos de equipamentos”, disse, ao mesmo tempo que referiu que só com o apoio do Governo é possível atingir o nível de recuperação.

Brain Huntley aproveitou a oportunidade e ofereceu à Vice-Presidente da República dois livros, um sobre Ecologia de Angola, escrito durante os últimos três anos, com mais de 500 páginas, traduzido em português, que contém centenas de gráficos e fotos, dirigido a estudantes das Universidade de Angola, e que deve chegar dentro de dias ao país.

O outro livro é sobre o Museu do Lubango, que considera uma obra importante publicada há dias, pelo Governo Provincial da Huíla, e que deve estar igualmente disponível em breve no país, sobretudo nas bibliotecas.

تشاندينهو