Fin Adviser

Todas Notícias > MINISTRO MÁRIO OLIVEIRA REITEROU ACESSO CONTÍNUO A INFORMAÇÃO ISENTA PARA UMA NAÇÃO PRÓSPERA

MINISTRO MÁRIO OLIVEIRA REITEROU ACESSO CONTÍNUO A INFORMAÇÃO ISENTA PARA UMA NAÇÃO PRÓSPERA

  12 May 2025

MINISTRO MÁRIO OLIVEIRA REITEROU ACESSO CONTÍNUO A INFORMAÇÃO ISENTA PARA UMA NAÇÃO PRÓSPERA

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, reiterou, neste sabado, em Luanda, a necessidade dos cidadãos terem acesso contínuo a uma informação isenta e responsável “para uma nação próspera”.

Ao discursar no encerramento do III Conselho Consultivo do sector, decorrido sob o lema “50 Anos - a Comunicar, a Modernizar e a Desenvolver Angola”, o governante ressaltou que se os cidadãos não tiverem acesso a este tipo de conteúdo, com certeza não haverá uma nação próspera.

Mário Oliveira considerou que, com isso, os profissionais do sector têm a grande responsabilidade de “se empenharem com todo o seu saber, dedicação, patriotismo e responsabilidade de cidadania”. Apontou a união entre os quadros do sector como a grande força que faz com que progridam e contribuam para o desenvolvimento do país.

O ministro desejou “força, trabalho e dedicação” aos participantes para que juntos possam chegar onde se pretende, tendo agradecido a participação massiva de cada um durante os dois dias de trabalho.

Nos dois dias de Conselho Consultivo foram abordados temas como o “Enquadramento geral do plano estratégico do sector”, “Subsector da comunicação social”, “PDN 2023-2027 e os projectos e programas em curso/2025”, “Plano operacional dos recursos humanos (Capital humano)”, “Programa legislativo do sector”, “Programa de operacionalização de banda larga” e “Programa espacial nacional¬ANGE01)”.

Os outros temas discutidos foram o “Programa de modernização do INAMET 2ª fase”, “Plano operacional de comunicação institucional do Executivo”, “Contribuição das operadoras de telefonia móvel e de distribuição de sinal de internet” e “Contribuição das ODT”.

Destacada importância das plataformas digitais

O secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, reafirmou, ontem, em Luanda, a necessidade de se olhar para as plataformas digitais, sobretudo as redes sociais, como um veículo fundamental para atingir e levar a mensagem de Angola às outras instituições e comunidades na diáspora.

O governante falou no final da Reunião Metodológica dos Adidos de Imprensa, inserida no programa do III Conselho Consultivo do Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), que decorreu sob o lema “50 Anos – a Comunicar, Modernizar e Desenvolver Angola”.

Segundo Nuno Albino, com a comunicação digital e cada vez mais com o avanço das novas tecnologias, regista-se a alteração do consumo de conteúdos da população mundial, por parte da juventude, por um lado.

Por outro, defendeu a criação de pólos de sistematização e harmonização da comunicação, para o seu melhor impacto e percepção junto das comunidades, técnicos e “stakeholders”, tendo em conta a importância da comunicação na perspectiva externa.

Nesta conformidade, disse ser preciso, de forma periódica e regular, a realização de reuniões metodológicas com os adidos de imprensa nomeados em vários países, os quais, para si, fazem cobertura a várias outras circunscrições no mundo.

“Isso é um alinhamento do ponto de vista geopolítico e estratégico que é feito com o Ministério das Relações Exteriores (MIREX). Penso que este é um factor positivo, de interacção para enaltecer e levar cada vez mais a projecção de Angola no exterior do país”, evocou.

O III Conselho Consultivo do MINTTICS, encerrado ontem, reuniu responsáveis do sector, das áreas de comunicação institucional dos departamentos ministeriais, directores provinciais da Comunicação Social e adidos de imprensa nas missões diplomáticas de Angola no exterior.

تشاندينهو