O embaixador de Angola na África do Sul, Rui Orlando Xavier, destacou o papel da comunidade lusófona na promoção da paz, estabilidade e desenvolvimento dos povos, sublinhando também a importância do fortalecimento dos laços de amizade e cooperação entre os países de língua portuguesa.
O diplomata falava durante um almoço de confraternização oferecido na sua residência, em Pretória, por ocasião do Dia Mundial da Língua Portuguesa, a assinalar-se nesta domingo . Estiveram presentes os embaixadores do Brasil, Benedito Filho, acompanhado da esposa, Solange Filho, de Portugal, Carlos Neves e a esposa, Maria Furtado, além do conselheiro comercial da Embaixada de Moçambique, Sérgio Mucamo, que representou o seu país.
O encontro, marcado por um ambiente de celebração e comunhão cultural, contou com a degustação de pratos típicos da gastronomia angolana, como calulú de peixe e de carne seca, funge de bombó e de milho, acompanhados ao som da música tradicional angolana.
As comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa prosseguem hoje, com a realização de uma feira cultural em Joanesburgo, onde serão expostos artigos representativos da diversidade cultural dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). I
nstituída pela CPLP em 2009, a data de 5 de Maio passou a ser oficialmente reconhecida como “Dia Mundial da Língua Portuguesa” pela UNESCO, em 2019, durante a 40ª sessão da sua Conferência Geral.Para celebrar o 5 de Maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa e Dia da Língua Portuguesa, os Ministérios da Educação e das Relações Exteriores de Angola e o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) estão a organizar a 6ª edição da Semana da Língua Portuguesa, sob o lema “Língua Portuguesa: Um Oceano de Culturas, um Mundo de Possibilidades”, de hoje até 10 de Maio de 2025.