Os desafios da educação para o desenvolvimento sustentável trouxeram a Londres , Reino Unido, uma delegação do ministério do Ensino Superior , Ciência, Tecnologia e Inovação, chefiada pelo secretário de Estado, Eugénio Silva.
A delegação angolano participa de 20 a 23 deste mês, no Fórum Mundial da Educação, organizado pelo governo britânico que junta ministros da educação e do ensino superior de vários países do mundo e membros de organizações internacionais.
O convite à delegação angolana que também será integrada pelo secretário de Estado da Educação para o Ensino Secundário, Gildo Matias José , foi formulado pelo deputado e ministro da Educação do Reino Unido, Gillian Keegan, segundo um comunicado de imprensa da Embaixada de Angola naquele país.
A delegação angolana deverá, durante a as discussões do Fórum Mundial, defender os novos métodos de educação para o desenvolvimento sustentável.
As oportunidades da inteligência artificial na educação é um dos temas em destaque no Fórum Mundial que também junta gigantes das tecnologias , como a Microsoft, Mc Kinsey e Google.
Além do foco para a inteligência artificial , a organização escolheu como foco para a edição de 2024, "construindo relações humanas e resiliência e a aceleração de acções face às alterações climáticas.
O desafio dos delegados, de acordo ainda com o lema da organização passam por encontrar caminhos para priorizar políticas que visam a implementação de uma educação forte, mais ousada e melhor. A organização apela aos participantes e governos de todo o mundo a reconhecerem os desafios trazidos pela pelas redes sociais, novas tecnologias, a inteligência artificial e transformá-las em benefícios e oportunidades.
Acompanham o secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Silva ao fórum , o director nacional do Ensino Superior , José Luís Alexandre , e os director de gabinete da ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Filipe Baião, e a directora de gabinete do secretário de Estado para Ensino Superior, Mafalda Lourenço.
É aguardado em Londres para os próximos dias o secretário de Estado para o Ensino Secundário do Ministério da Educação, Gildo Matias José.
Os dois secretários de Estado representam as ministras da Educação, Luísa Grilo, e do Ensino Superior , Ciência , Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança .