A Directora do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas do Ministério da Cultura (MINCULT), Domingas Monte, informou que a música infantil contribui para o desenvolvimento intelectual e a integração social da criança.
A responsável, que falava na oitava sessão do programa "Comunicar por Angola", promovido pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), sobre Política Nacional para Produção da Música e Canção Infantil em Angola, referiu que a música infantil estimula a criatividade e é um grande factor de protagonismo e autonomia infantil.
Segundo a Directora, a inserção da música infantil na sociedade estimula a criatividade, contribui para a integração da sensibilidade e colabora com a socialização, comunicação, estimulando a concentração e a memória, tanto no âmbito cultural quanto escolar.
Domingas Monte esclareceu que Angola autenticou a Carta Africana sobre o Bem-Estar e Direitos da Criança no âmbito da sua protecção e como exemplo apontou a Lei 25/12 sobre protecção e desenvolvimento integral da criança, e a Lei 13/1, Lei de Base do Sistema de Educação.
De igual modo, deu a conhecer que o sector da cultura tem vindo a trabalhar no seu programa de acção para elevar o concurso de música infantil a nível nacional, a fim de estimular o renascimento da música.
Sobre a literatura infantil, a responsável revelou que o Ministério da Cultura tem vindo a trabalhar e participar na publicação de livros infantis, cujos conteúdos visam dar a conhecer à sociedade, daí a publicação anual de alguns livros.
"Comunicar por Angola" é um projecto do executivo com a chancela do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), no qual várias instituições do governo são convidadas a apresentar seus programas de desenvolvimento e objetivos alinhados ao Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2023–2027).