Fin Adviser

Todas Notícias > ANGOLA ALBERGA A TERCEIRA EDIÇÃO DA CONFERÊNCIA ESPACIAL AFRICANA

ANGOLA ALBERGA A TERCEIRA EDIÇÃO DA CONFERÊNCIA ESPACIAL AFRICANA

  28 Mar 2024

ANGOLA ALBERGA A TERCEIRA EDIÇÃO DA CONFERÊNCIA ESPACIAL AFRICANA

O programa da terceira edição da Conferência Espacial Africana, que será realizada em Luanda de 02 a 05 de abril, foi apresentada nesta quarta-feira aos profissionais de comunicação social no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM).

O evento é uma iniciativa da União Africana e da Space in Africa, em parceria com o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional, coordenado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social.

Ao intervir no evento de apresentação, Gilberto Gomes, membro e porta-voz da organização, destacou que devido aos significativos investimentos que o governo angolano tem realizado em tecnologia espacial, Angola foi escolhida para acolher a Conferência Espacial Africana. Como o principal evento espacial da África, a conferência reunirá decisores de vários governos, agências espaciais nacionais, líderes da indústria e interessados de alto nível dos segmentos da indústria espacial.

Gilberto Gomes enfatizou que o maior evento internacional concentrar-se-á principalmente no potencial transformador das iniciativas espaciais para a redução das disparidades socioeconômicas em África, nas comunicações por satélite e na observação remota de dados geoespaciais, visando revolucionar vários sectores, incluindo agricultura, cuidados de saúde, alterações climáticas, segurança e desenvolvimento de infraestruturas.

Segundo o responsável, a conferência também abordará todos os aspectos da tecnologia espacial e de satélites, incluindo as oportunidades políticas e comerciais em África e o potencial impacto dos quadros de cooperação entre as partes interessadas para alcançar objectivos comuns na indústria e no continente.

Pela primeira vez, o evento será realizado em um país da África Austral, e espera-se a participação de mais de 400 representantes de várias partes do mundo, com destaque para a NASA, a maior empresa espacial americana, envolvendo um volume de investimento de cerca de 100 milhões de dólares.

A Conferência da “NewSpace África” é o maior evento sobre a indústria espacial que reúne líderes da comercialização dos serviços e produtos espaciais no mercado africano, por meio de sessões interativas de negócios, painéis de discussão, networking, organizado pela Space in Africa, uma empresa nigeriana de media, análise e consultoria com foco na indústria espacial africana, em colaboração com parceiros como a União Africana, líderes africanos das indústrias espaciais e outros.

تشاندينهو