Fin Adviser

Todas Notícias > MINTTICS ABORDA DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA

MINTTICS ABORDA DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA

  11 Apr 2024

MINTTICS ABORDA DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA

O Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) abordou, nesta quinta-feira, durante a 3ª Sessão Temática sob o lema "Trabalhar Mais, Comunicar Melhor", o tema "Ensino Superior em Angola - Desafios - PDN 2023-2027".

Durante o acto realizado no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), o Secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Alves da Silva, discorreu sobre os projectos, objectivos e desafios enfrentados pelo ensino no país.

De acordo com Eugénio Alves da Silva, o ensino superior desempenha um papel crucial no desenvolvimento nacional, sendo que os dados indicam que há mais de 334 mil estudantes em Angola, número ao qual o governo pretende adicionar, elevando-o para 454 mil estudantes.

“O governo tem como meta aumentar a proporção de estudantes em instituições de ensino superior de 40 para 50 por cento, uma vez que atualmente 60 por cento dos estudantes em Angola frequentam instituições privadas, buscando assim um equilíbrio nesse cenário”. Frisou.

O Secretário de Estado destacou que tanto o governo angolano quanto as Instituições de Ensino Superior têm como prioridade a formação e avaliação de desempenho dos docentes universitários, visando aprimorar a qualidade do ensino.

 

Eugénio Alves da Silva ressaltou que Angola continuará a financiar bolsas de estudo para estudantes mais necessitados, com a oferta de 10 mil bolsas por ano. Segundo o Secretário de Estado, o governo está empenhado na implementação do ensino à distância no país, que já conta com 1.230 cursos de nível superior. Além disso, estão previstos mais 270 cursos para atender à demanda crescente.

تشاندينهو