Fin Adviser

Todas Notícias > JANELA ÚNICA DO COMÉRCIO EXTERNO VAI PERMITIR EM NOVAS PLANTAFORMAS DIGITAIS ACTIVIDADES DOS EMPRESARIOS

JANELA ÚNICA DO COMÉRCIO EXTERNO VAI PERMITIR EM NOVAS PLANTAFORMAS DIGITAIS   ACTIVIDADES DOS EMPRESARIOS

  11 Mar 2024

JANELA ÚNICA DO COMÉRCIO EXTERNO VAI PERMITIR EM NOVAS PLANTAFORMAS DIGITAIS ACTIVIDADES DOS EMPRESARIOS

O Ministério da Indústria e Comércio vai implementar a Janela Única do Comércio Externo, com vista a permitir que a actividade dos empresários e da população, em geral, seja feita com recurso às novas plataformas digitais disponíveis, revelou o titular da pasta, Rui Miguêns.

O ministro fez este pronunciamento nesta sexta-feira, após a realização do Seminário Executivo de Governo Digital, onde o Chefe de Estado da Estónia, Alar Karis, partilhou com Angola a experiência do país europeu em matéria de digitalização administrativa.

De acordo com o ministro, a Janela vai resultar do trabalho que está a ser feito em primeiro lugar do ponto de vista normativo, e em segundo das capacidades que têm de ser constituídas em termos informáticos ou digitais. "Estamos a trabalhar nos dois segmentos e esperamos poder ter esse processo concluído a breve trecho”, assegurou.

Da parte do Executivo angolano, sublinhou, existem vários programas vinculados à facilitação da actividade comercial e industrial, onde, recentemente, o departamento que dirige apresentou o novo modelo de licenciamento da actividade industrial e comercial.

Sobre o Simplifica, Rui Miguêns referiu que é abrangente a toda a Administração Pública, reforçando deste modo que a plataforma impactou na actividade do Ministério da Indústria e Comércio. "Há claramente ganhos e os empresários serão os primeiros a dizê-lo. Quanto aos Alvarás, como sabem, o novo já está a ser produzido de forma digital”, adiantou o governante.

O ministro da Indústria e Comércio aproveitou ainda a ocasião para agradecer a visita a Angola de dois dias do Presidente estoniano, pois, acrescentou, reforça a cooperação entre os dois países, uma vez que a Estónia é mundialmente reconhecida como útil na vanguarda da digitalização da actividade dos governos.

تشاندينهو