O Conselho da República, órgão colegial consultivo do Titular do Poder Executivo concordou, esta sexta-feira, com a alteração político administrativo quer em relação às províncias como dos municípios.
A informação foi avança pela porta-voz do Conselho da República, Rosa Cruz e Silva, que falava à imprensa no final do encontro, orientado pelo Presidente da República, João Lourenço.
Em relação às províncias, adiantou, O Conselho da República pronunciou-se "favoravelmente” a priorização da subdivisão do território das actuais províncias do Moxico e do Cuando Cunbango.
Neste contexto, Moxico será dividida em duas províncias, nomeadamente o Moxico com sede no Luena e Cassai Zambeze com sede em Cazombo. Cuando Cubango divida em duas províncias, sendo Cubango com sede em Menongue e Cuando com sede em Mavinga.
O Conselho da República, acrescentou, foi também favorável a proposta de elevação de comunas e distritos urbanos a categorias de municípios em número de 161 de que resultará um total de 325 municípios.