Fin Adviser

Todas Notícias > FRANÇA QUER REFORÇO DOS LAÇOS DE COOPERAÇÃO ENTRE OS PARLAMENTOS

FRANÇA QUER REFORÇO DOS LAÇOS  DE COOPERAÇÃO ENTRE OS PARLAMENTOS

  29 Nov 2023

FRANÇA QUER REFORÇO DOS LAÇOS DE COOPERAÇÃO ENTRE OS PARLAMENTOS

A França pretende reforçar os laços de cooperação e as actividades no âmbito do grupo de amizade entre os parlamentos angolano e francês, anunciou, nesta terça-feira, em Luanda, a embaixadora francesa, Sophie Aubert, à saída de uma audiência com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira

Sophie Aubert disse que a audiência com Carolina Cerqueira serviu para uma visita de cortesia, por ser nova no cargo e ainda não ter mantido contacto com a líder do Parlamento angolano. A diplomata fez saber que, durante o encontro, abordaram sobre a troca de experiências entre os dois países, tendo aproveitado a ocasião para convidar a presidente da Assembleia Nacional a visitar a França, em Março de 2024.

Outro ponto da discussão foi sobre os laços de cooperação nos domínios da Educação, Agricultura e Segurança Alimentar. Sophie Aubert informou ainda que as trocas comerciais também fizeram parte da agenda.

Salienta-se que, em Julho deste ano, numa mensagem de felicitações pelo Dia da França, o Presidente da República, João Lourenço, manifestou o desejo de intensificar a cooperação bilateral em domínios vitais capazes de impulsionar o progresso e o desenvolvimento do país, bem como fortalecer os mecanismos de actuação da nação europeia em prol da promoção do bem-estar da Humanidade.

"Expresso à Vossa Excelência, nesta ocasião, o interesse do Governo da República de Angola em continuar a manter os laços estreitos de amizade que unem os nossos dois países, assim como a dinâmica que decidimos imprimir à nossa relação bilateral, com a finalidade de ampliar todas as parcerias existentes, estendendo-se a novas áreas de acção conjunta e coordenada entre Angola e a França”, disse o Chefe de Estado, antes de desejar "votos de boa saúde, bem-estar pessoal e de prosperidade para a nação francesa”.

A França tem mantido relações diplomáticas com Angola desde a proclamação da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975. O primeiro acordo assinado, em 1982 , lançou as bases da cooperação bilateral com um dos principais parceiros económicos do país, responsável por uma presença muito forte no sector Petrolífero e pretende alargar o intercâmbio noutros domínios.

Mais de 70 empresas francesas operam em Angola e proporcionam cerca de 10 mil empregos.

تشاندينهو