Segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, Angola encomendou esse material de biossegurança no quadro das medidas de prevenção contra esta doença planetária.
Falando na habitual conferência de imprensa sobre actialização dos dados da pandemia, Franco Mufinda informou que, ainda hoje, 25 toneladas de material diverso chegaram ao país, vindo da África do Sul.
Neste particular, referiu-se a fatos, termômetros e materiais gastáveis, numa altura em que o país soma 96 horas (quatro dias) sem novos casos positivos do novo coronavírus, mantendo-se com 19 confirmados.
De acordo com o secretário de Estado, esta semana chegam a Angola mais 70 toneladas dos mesmos materiais da África do Sul.
Na ocasião, recordou que a partir desta segunda-feira inicia, na clínica Multiperfil, o processo de formação de mil e 500 médicos angolanos não intensivistas, facilitada por especialistas cubanos.
No último sábado, Angola recebeu 30 toneladas de fármacos, de Cuba, a serem usadas no tratamento do Covid-19, além da brigada de mais de 200 médicos desse país caribenho. Também recebeu, neste dia, material da África do Sul.
Em termos clínicos, o país continua com 19 casos positivos confirmados, dos quais 13 activos, quatro recuperados e duas mortes.
Até ao momento foram processadas 1166 amostras, estando 12 outras em análise. O Ministério da Saúde continua a controlar 619 pessoas que mantiveram contactos com os 19 casos positivos.
Quanto aos telefonemas no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), registaram-se, nas últimas 24 horas, 17 chamadas de denúncias, uma das quais “falso alarme”.