O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, recebeu em audiência, esta quinta-feira, o director para África da “The Nature Conservancy” (TNC), Colin Apse.
O encontro foi dominado por questões ligadas a projectos de conservação de ecossistemas de água em Angola, com o suporte da The Nature Conservancy, que é uma das maiores organizações ambientais sem fins lucrativos de todo o mundo.
Como coordenador do Conselho Nacional de Águas, órgão permanente consultivo do Titular do Poder Executivo, de coordenação e articulação das acções de planeamento, gestão e utilização dos recursos hídricos, no contexto das bacias hidrográficas, o Vice-Presidente Bornito de Sousa ouviu de Colin Apse a manifestação de interesse por parte da TNC em trabalhar com as autoridades angolanas no desenvolvimento de programas de conservação e desenvolvimento sustentável.
O Vice-Presidente da República defendeu a inclusão de universidades angolanas no leque de parceiros da TNC, tendo em conta a necessidade de se produzirem estudos científicos sobre o potencial de recursos hídricos e a elaboração de projectos que possam ajudar a promover o desenvolvimento local.
Desde 1999 na TNC, Colin Apse destacou-se ao longo da sua carreira no desenvolvimento de estratégias e abordagens políticas que equilibram o uso humano da água e as necessidades ambientais da água, como passagem de peixes e fluxo adequado, em escalas estaduais e de bacias hidrográficas.