O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, participa esta sexta-feira da mesa redonda sobre Educação, Cultura, Formação Profissional, Migração e Mobilidade, em que Angola vai enfatizar a necessidade de investimentos em vias de comunicação e em mecanismos de facilitação da mobilidade em África, inserida na agenda da 6ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da União Europeia e da União Africana, em Bruxelas (Bélgica).
Os trabalhos da Cimeira iniciaram, na quinta-feira(17), e Bornito de Sousa representa o Presidente da República, João Lourenço, e nesta condição participou da mesa-redonda sobre o "Apoio ao sector privado e integração económica”.
Além disso, no primeiro dia de trabalhos, realizaram-se em simultâneo outras três actividades, ligadas ao "Financiamento para o Crescimento Sustentável Inclusivo”, "Alterações climáticas e transição energética, digital e transportes” e "Paz, segurança e governação”.
Na Cimeira debate-se ainda por uma Educação baseada em Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas, de modo a tornar os quadros africanos agentes da transformação que se pretende para África.
Numa iniciativa da presidência francesa do Conselho da União Europeia, a 6ª Cimeira União Europeia-África reúne, na também capital europeia, líderes dos 27 Estados europeus e Chefes de Estado e de Governo da União Africana, no âmbito de uma agenda comum para o estabelecimento de aliança Europa-África, capaz de proporcionar um ambiente favorável à criação de um espaço de solidariedade, segurança, estabilidade e prosperidade duradoura.
Definido, previamente, como um dos temas de eleição da agenda para esta Cimeira, a par da "Educação, Cultura e Formação Profissional, Migração e Mobilidade", Angola participou, igualmente, da mesa redonda sobre a "Paz, segurança e Governação", com a secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, e o embaixador na Etiópia e representante permanente junto da União Africana, Francisco Cruz.