Angola participou, nesta quarta-feira, em Washington D.C, na primeira Reunião Ministerial sobre Minerais Críticos, uma iniciativa do Governo dos Estados Unidos da América.
O evento foi aberto pelo vice-presidente dos Estados Unidos da América, J.D. Vance, que destacou a importância estratégica dos minerais críticos para a segurança económica, a transição energética e a competitividade industrial global.
Em nota de imprensa, a Embaixada de Angola nos Estados Unidos esclarece que o encontro reuniu representantes governamentais de diversos países e organizações internacionais para promover a cooperação internacional no domínio dos minerais críticos, bem como o reforço das cadeias globais de fornecimento de forma segura, transparente e sustentável.
No certame, os Estados Unidos da América propuseram a criação de um Acordo-Quadro sobre Minerais Críticos para o estabelecimento de princípios comuns para investimentos responsáveis, cooperação tecnológica e resiliência das cadeias de abastecimento.
Cooperação bilateral
A participação de Angola na Reunião Ministerial sobre Minerais Críticos insere-se no aprofundamento da cooperação bilateral com os Estados Unidos, nomeadamente no quadro do Memorando de Entendimento IGED–USG para a Cooperação Científica em Ciências da Terra.
O país esteve representado no evento pelo embaixador nos Estados Unidos da América, Agostinho Van-Dúnem, que considerou a iniciativa norte-americana como um marco relevante na consolidação do diálogo estratégico internacional sobre minerais críticos e no reforço da diplomacia económica nacional.