A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, saudou, nesta segunda-feira, todos os trabalhadores do sector, por ocasião da celebração do Dia do Médico Angolano nesta segunda-feira.
Numa mensagem de felicitações, lê-se que a data é dedicada à classe médica do Sistema Nacional de Saúde, sob o lema “Médicos Angolanos: Comprometidos com a Nação e Unidos pela Vida”.
A ministra sublinha que o lema traduz, de forma profunda e inequívoca, o elevado sentido de missão, a defesa incondicional da vida, o compromisso permanente com a saúde do povo angolano e a união de uma classe que, com ética, ciência e humanismo, fortalece o Sistema Nacional de Saúde e contribui decisivamente para o desenvolvimento do presente e do futuro da nossa Nação.
"A saúde tem sido, desde sempre, encarada como um pilar fundamental do desenvolvimento económico e social do país", disse Sílvia Lutucuta.
Ao longo das cinco décadas da nossa Independência, o Serviço Nacional de Saúde, cujos 50 anos foram igualmente celebrados recentemente, afirmou-se como um instrumento essencial da soberania nacional, da justiça social e da garantia do direito à saúde, acompanhando a história de Angola, resistindo às adversidades e consolidando-se como expressão concreta do compromisso do Estado com a vida e o bem-estar da população.
"Desde a proclamação da Independência Nacional, os médicos, a par de todos os demais profissionais da saúde, têm contribuído diariamente, muitas vezes em condições particularmente difíceis, com o seu saber, dedicação e espírito de sacrifício, para o reforço contínuo do Sistema e do Serviço Nacional de Saúde, em benefício do povo angolano", refere a mensagem.
O Sistema Nacional de Saúde, ressaltou, tem demonstrado crescente robustez em resultado dos investimentos estruturantes implementados pelo Executivo, que vão desde a construção e reabilitação de novas unidades sanitárias à abertura de serviços especializados dotados de meios médicos modernos.
"Destaca-se, igualmente, a realização dos maiores concursos públicos da história do sector, que permitiram a admissão de 46.705 profissionais de saúde, dos quais 3.828 médicos, totalizando actualmente 7.665 médicos em exercício no pais"