O Ministério das Relações Exteriores promoveu, nesta quarta-feira, uma reunião virtual inter-sectorial com o Sultanato de Omã, em Luanda.
O encontro foi orientado pelo director África, Médio Oriente e Organizações Regionais do Ministério das Relações Exteriores, Jorge Catarino Cardoso, coadjuvado pelo embaixador do Sultanato de Omã acreditado na África do Sul, com o estatuto de Não-Residente em Angola, Ali Said Al Kathiri.
Durante os trabalhos, as partes cuja cooperação, em curso, tem sido marcada pelo respeito mútuo, diálogo político regular e convergência de visões, em matérias estratégicas, assinalaram avanços significativos na parceria, com destaque para os sectores mineração, transportes, comércio e indústria, segundo um comunicado de imprensa do MIREX.
Manifestaram a intenção de reforçar as relações nos mais diversos domínios de interesse comum.
Neste novo ciclo de cooperação, Angola e Omã pretendem alargar os laços existentes, explorando novas áreas como infra-estruturas, turismo, saúde, educação e tecnologias, promovendo, igualmente, o envolvimento do sector privado como motor do crescimento económico.
Este reforço reflecte a vontade comum de elevar as relações a um patamar mais abrangente e dinâmico, assente em benefícios recíprocos e na promoção da paz, estabilidade e prosperidade regional e internacional.
No encontro estiveram, ainda, o director para a Cooperação Internacional, José Paulino da Silva, bem como o director para os Assuntos Jurídicos Tratados e Contencioso, Januário da Silva Macamba, ambos do Ministério das Relações Exteriores.
A cooperação bilateral entre Angola e Omã está alicerçada na construção de uma parceria sólida e multifacetada, com forte ênfase na dimensão económica, de investimento e beneficiando das complementaridades e ambições de desenvolvimento dos dois países.