Fin Adviser

Todas Notícias > CIAM ACOLHE ANÚNCIO DAS VENCEDORAS DO PRÉMIO NACIONAL MULHER DE MÉRITO 2025

CIAM ACOLHE ANÚNCIO DAS VENCEDORAS DO PRÉMIO NACIONAL MULHER DE MÉRITO 2025

  21 Jan 2026

CIAM ACOLHE ANÚNCIO DAS VENCEDORAS DO PRÉMIO NACIONAL MULHER DE MÉRITO 2025

O Centro de Imprensa Aníbal de Melo acolheu, nesta terça-feira, a conferência de imprensa de anúncio das vencedoras do Prémio Nacional Mulher de Mérito 2025.

A divulgação foi feita pela presidente do júri, Maria Luísa Françony, no âmbito de uma iniciativa que visa reconhecer publicamente mulheres que se destacaram em diferentes áreas sociais, comunitárias e de voluntariado, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento do país.

Na sua intervenção, Luísa Françony informou que, nesta 4.ª edição do prémio, foram registadas 183 candidaturas. As províncias do Cuanza-Sul, com 54 concorrentes, e do Cuanza-Norte, com 18, lideraram o número de inscrições. Das 13 categorias inicialmente previstas, foram apuradas 11, tendo as categorias de Ambiente e Biodiversidade e Pescas ficado sem representantes.

Foram declaradas vencedoras nas respectivas categorias as seguintes cidadãs: Agricultura e Pecuária: Marcelina António Cassule (Malanje); Ciência e Tecnologia: Veronica Choconesa Salvador (Luanda); Cidadania: Sara Elunda Moisés (Cuanza Sul); Comunicação Social: Jurelma Josefina Goveia Leite (Cuanza Sul); Cultura e Artes: Evanilda Fundo Sabonete (Namibe); Desporto: Madalena João António (Uíge); Educação: Sílvia Naide da Cruz Lima da Costa (Namibe); Empreendedorismo: Maria Menezes Alves Lima (Bengo); Saúde: Marlene Munzudo Kaputo (Moxico); Superação: Formosa Yolanda Martins Bungo (Luanda); Turismo: Jozuina Domba Madalena Calemba (Luanda).

A presidente do júri assegurou que o processo de selecção decorreu com total transparência e rigor, tendo as candidatas vencedoras sido submetidas a uma análise minuciosa por parte do júri, bem como da documentação apresentada, sem que se registasse qualquer anomalia.

De acordo com a organização, o valor do prémio atribuído às vencedoras varia entre 2 milhões e 5 milhões de kwanzas, em função da categoria.

تشاندينهو