Uma mensagem do Presidente João Lourenço para o seu homólogo do Togo, Faure Essozimna Gnassingbé, foi entregue no último sábado em Lomé, no quadro do reforço das excelentes relações de amizade e cooperação existentes entre os dois países.
Foi portador da missiva presidencial, cujo teor não foi revelado, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, entregue à margem da Reunião de Alto Nível sobre Coerência e Consolidação do Processo de Paz na RDC e na Região dos Grandes Lagos, realizada na capital togolesa.
Em nota de imprensa, o MIREX adianta que Angola e o Togo mantêm relações cordiais e de cooperação assentes no respeito mútuo, na concertação diplomática e na convergência de posições em matérias de interesse comum, tanto a nível bilateral como nos fóruns regionais e internacionais.
O Presidente João Lourenço na sua qualidade de Presidente da União Africana, têm mantido contactos com o Chefe do Conselho da República Togolesa, designado pela União Africana como mediador para o conflito no Leste da República Democrática do Congo.
Os dois estadistas reafirmam o seu compromisso com a paz, a estabilidade e a pacificação do continente africano, contribuindo de forma activa para a promoção do diálogo, da segurança e do desenvolvimento sustentável.