Mais de 100 docentes concluíram, nesta quarta-feira, uma Imersão Formativa Pedagógica dos cursos de Especialização em Enfermagem, no âmbito do Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde (PFRHS).
A acção estratégica reafirma o compromisso do sector com a melhoria da qualidade do ensino ligado às temáticas da saúde, a valorização do docente nas áreas da saúde e a promoção da humanização dos cuidados de saúde em Angola, refere uma nota de imprensa.
A formação decorreu ao longo de três dias úteis, de 4 a 7 de Janeiro de 2026, em regime presencial e semi-presencial (on-line), totalizando 24 horas formativas, reflectindo elevada adesão, interesse e compromisso com a qualificação contínua da prática pedagógica.
No terceiro e último dia da imersão manteve-se o envolvimento do total de 136 docentes, demonstrando flexibilidade, continuidade e forte engajamento dos participantes ao longo de todo o processo formativo.
A iniciativa enquadra-se numa visão estratégica do sector da saúde que reconhece que não existe assistência de qualidade sem formação de qualidade, nem especialistas bem preparados sem docentes pedagogicamente capacitados, cientificamente actualizados e humanamente comprometidos.
A imersão foi enriquecida pela participação presencial de vários especialistas da Unidade de Implementação do Projecto, entre os quais o neurocirurgião, Djamel Kitumba, Lúcia Chicapa, especialista da área social, e Isabel Gria, especialista da área ambiental, entre outros.