A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, disse, nesta terça-feira, que a soberania e a estabilidade da Somália continuam a ser desafios complexos.
A diplomata angolana falava em nome do ministro das Relações Exteriores, Téte António, durante a 1324.ª Reunião do Conselho de Paz e Segurança da União Africana sobre a Preservação da Soberania, Integridade Territorial, Unidade e Estabilidade da República Federal da Somália.
Para a Esmeralda Mendonça, o Governo da Somália enfrenta dificuldades persistentes, entre as quais a ameaça contínua do grupo Al-Shabaab, que prossegue com ataques terroristas em várias regiões, incluindo Mogadíscio.
Explicou que as disputas internas entre Estados federados fragilizam a coesão nacional e favorecem o ressurgimento de grupos armados, pelo que os esforços de estabilização da Somália apoiados pela Missão da União Africana têm contribuído para o reforço das capacidades das forças de segurança nacionais e para a consolidação da autoridade do Estado.
A embaixadora Esmeralda Mendonça recordou que a Somalilândia continua a ser reconhecida pela comunidade internacional como parte integrante do território somali e por isso, qualquer tentativa de reconhecimento unilateral deve ser rejeitada com a maior rigor.