Fin Adviser

Todas Notícias > EXECUTIVO AUTORIZA CONSTRUÇÃO DE CENTRALIDADE COM 1500 CASAS NO MBANZA KONGO

EXECUTIVO AUTORIZA  CONSTRUÇÃO DE CENTRALIDADE COM 1500 CASAS NO MBANZA KONGO

  21 Oct 2025

EXECUTIVO AUTORIZA CONSTRUÇÃO DE CENTRALIDADE COM 1500 CASAS NO MBANZA KONGO

O Executivo autorizou a construção de uma centralidade com 1.500 casas em Mbanza Kongo, redes de distribuição de água em Luanda e electrificação nos municípios de Waku Kungo, Quibala (província do Cuanza-Sul), Damba (Uíge) e Chicala Choloanga (Huambo), no âmbito da linha de crédito com a Luminar Finance, do Grupo Mitrelli.

A decisão foi formalizada através do Despacho Presidencial n.º 269/25, de 14 de Outubro, citado pelo Portal do Governo de Angola, que indica os custos dos três projectos no valor global de 526 milhões de euros.

O maior investimento destina-se às redes de distribuição de água de Luanda, com os lotes do Projecto Quilonga, no montante de 281,9 milhões de dólares.

A centralidade de Mbanza Kongo, na província do Zaire, receberá 238,5 milhões de dólares, e os trabalhos de electrificação no Waku Kungo, Quibala, Damba e Chicala Choloanga vão absorver 5,7 milhões de dólares.

Os projectos integram os aditamentos ao Acordo-Quadro de Financiamento celebrado entre o Estado angolano e a Luminar Finance, reforçado com mil milhões de dólares, através dos Despachos Presidenciais n.º 234-A/22 e n.º 162-A/24.

À ministra das Finanças foi delegada competência para assinar os acordos individuais de financiamento e toda a documentação relacionada, em representação da República de Angola.

تشاندينهو