A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) realizou, no dia 26 de Setembro, a sessão especial de mercado para o apuramento dos resultados da Oferta Pública de Venda (OPV) das acções ordinárias de 29,75 por cento do capital social do Banco de Fomento Angola (BFA), cujo período de subscrição ocorreu entre 5 e 25 de Setembro do corrente ano.
O preço unitário final da oferta fixou-se em 49.500,00 kwanzas, que resultou num montante total arrecadado de 220.893.750.000,00 kwanzas com a venda de 4.462.500 acções.
Segundo uma nota de imprensa da BODIVA, a esse preço, a procura pelas acções superou “largamente a oferta, fixando o rácio de cobertura procura/oferta em 506,37 por cento, traduzindo-se num rácio de alocação (rateio) na ordem dos 19,81 por cento”.
De um total de 11.006 ordens de subscrição recebidas, foram contempladas 10.133, o que resultará na inclusão de 8.488 novos accionistas no BFA, após a liquidação física e financeira a decorrer no dia 29 de Setembro do corrente ano.
Nesta conformidade, no dia 30 de Setembro, as acções da BEA serão admitidas à negociação no Mercado de Bolsa de Acções (MBA), data a partir da qual se tornam livremente negociáveis e todos investidores poderão colocar as suas ordens de venda e/ou compra por intermédio dos membros BODIVA. Essa operação se insere no âmbito do Programa de Privatizações (PROPRIV), que visa a alienação de activos detidos pelo Estado via Ofertas Públicas de Venda na Bolsa.
“Com mais esta emissão, a BODIVA reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento e aprofundamento do Mercado de Capitais, permanecendo focada na promoção de um ambiente regulado, transparente e eficiente, contribuindo, assim, para o seu fortalecimento”, indica a nota distribuída à imprensa.