Mais 197 personalidades, de um total de 463 desta 6.ª Cerimónia, são condecoradas, nesta segunda-feira, em Luanda, pelo Presidente João Lourenço, no âmbito da outorga da medalha comemorativa dos 50 anos da Independência Nacional.
A cerimónia de homenagens a estes cidadãos cujas acções, ao longo do percurso histórico de Angola, representaram um legado perene de dedicação e serviço à pátria, inscreve, para hoje, a atribuição de medalhas a 113 figuras na Classe Independência e 84 na Classe Paz e Desenvolvimento.
A lista de personalidades a serem reconhecidas pelo contributo à causa da Independência, a sua preservação, desenvolvimento e progresso de Angola integra figuras da política, economia, cultura, desporto e do jornalismo, entre os quais o jornalista Santos Vilola, profissional desta velha casa de imprensa, a ser condecorado amanhã, altura em que acontece a distinção de outras 266 pessoas.
A outorga de medalha é enquadrada nas celebrações do 50.º aniversário da Independência Nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro deste ano, e decorre desde Abril, em cumprimento do disposto na Lei n.º 2/25, de 18 de Março de 2025.
A instituição da medalha comemorativa alusiva ao cinquentenário da Independência prossegue, hoje e amanhã, com o processo de distinção a personalidades ou a grupos de indivíduos.
A 6.ª Cerimónia presta homenagem ao Fundador da Nação e primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, e aos antigos combatentes, reconhecendo o papel histórico desempenhado na conquista da liberdade e na construção do Estado soberano.
A homenagem evoca o legado de coragem, visão e sacrifício que o Herói Nacional consentiu durante a luta de libertação e inspira as actuais e futuras gerações a prosseguirem na defesa da paz, da unidade e do progresso, valores essenciais para a consolidação e afirmação da Nação.
As condecorações são outorgadas em diferentes etapas, através de várias cerimónias por realizar durante o período das festividades, que se devem prolongar até vésperas das celebrações do 11 de Novembro deste ano.