O foco das relações bilaterais dominou a realização das Consultas Políticas entre Angola e a Polónia, cuja delegação angolana foi chefiada pelo secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes.
As consultas bilaterais incluíram a realização de uma mesa redonda entre empresários dos dois países organizadas pelos bancos PKO ( Caixa Polaca de Poupanças) BGK ( Banco de Economia Nacional ) bem como a seguradora KUKE ( Comité para os Serviços de Comunicação e Seguros ) e o PAIH ( Câmara Polaca de Investimentos e Comércio).
O evento, que decorreu nos 16 e 17 do mês em curso, contou, também, com o embaixador de Angola na Polónia, Manuel Chaves, a directora da Direcção Europa do MIREX, Maria de Carvalho, o director da Direcção de Cooperação Internacional, José da Silva, a directora Geral do Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares, Maria António.
Segundo uma nota de imprensa, da parte polaca participaram o vice-ministro, Wojciech Zajączkowski, entre outros altos responsáveis daquele país europeu.
Mensagem do ministro Téte António
Na ocasião, o secretário de Estado, Domingos Vieira Lopes, manteve, também, um encontro de cortesia com o vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores, Radoslaw Sikorski, ao qual foi entregue uma mensagem do seu homólogo angolano, Tête António, que destacou a importância do fortalecimento das relações bilaterais.
A delegação angolana foi igualmente recebida no Ministério do Desenvolvimento e Tecnologias e no Ministério dos Assuntos Digitais da Polónia, lideres na gestão e eficiência, na modernização de equipamentos, assim como visitou a empresa Pronar, líder na produção do aço, maquinaria agrícola e de transporte.
Por outro lado, as actividades culminaram com um encontro com a Comunidade angolana residente, onde foram abordadas questões sobre a importância dos vínculos com o país, através de ideias e projectos que visam o desenvolvimento da nação angolana.
O comunicado adianta, também, que as próximas consultas políticas deverão ter lugar em Luanda, consolidando, deste modo, o reforço da cooperação entre Angola e a Polónia.