Um grupo de 25 profissionais angolanos concluiu com sucesso na manhã nesta sexta-feira, em Pequim, na República Popular da China, um seminário de capacitação e intercâmbio.
A formação abordou práticas de comunicação noticiosa, cultura chinesa, desenvolvimento tecnológico e políticas de cooperação no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota, permitindo também a troca de experiências entre jornalistas dos dois países, entre outros assuntos.
Ao discursar na cerimónia de encerramento em representação dos formados, o director geral adjunto do Centro de Formação de Jornalistas, José Caculo, destacou que, além de técnicas jornalísticas, foram adquiridos valores de resiliência, cooperação e espírito de equipa, fortalecidos pelas visitas às cidades de Liaoning e Panjin.
Sublinhou mais adiante que esta etapa marca o início de um novo capítulo na cooperação bilateral entre Angola e a China, com o compromisso de praticar um jornalismo rigoroso e estratégico.
Por sua vez, o director-adjunto do Centro de Estudos Internacionais e Formação Avançada da China (CICG), Zhu Zhongshu, disse que a amizade entre Angola e a China se fortalece continuamente, tendo manifestado o desejo de mais intercâmbios culturais e profissionais no futuro.
Além de jornalistas, participaram do seminário que decorreu de 2 a 20 deste mês, funcionários dos Ministérios das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social e das Relações Exteriores.