Fin Adviser

Todas Notícias > PROJECTOS DE JOVENS EMPREENDEDORES VAI SER FINANCIADO PELOS STANDARD BANK ANGOLA

PROJECTOS DE JOVENS EMPREENDEDORES VAI SER FINANCIADO PELOS STANDARD BANK ANGOLA

  22 Sep 2025

PROJECTOS DE JOVENS EMPREENDEDORES VAI SER FINANCIADO PELOS STANDARD BANK ANGOLA

A Estratégia de Sustentabilidade 2023-2027 e da Política de Investimento Social Corporativo do Standard Bank Angola (SBA) prevê, entre várias tarefas, a promoção do uso responsável de serviços financeiros.

Essa iniciativa pretende, ainda, apoiar mulheres e jovens empreendedores, fortalecer redes comunitárias e criar oportunidades de rendimento e autonomia económica, contribuindo directamente para quatro Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (1 - Erradicar a Pobreza; 2 - Educação de Qualidade; 3 - Igualdade de Género; 4 - Trabalho Digno e Crescimento Económico).

Para o cumprimento dessas iniciativas, o Standard Bank de Angola (SBA) e a Fundação Arte e Cultura (FAC) celebraram, recentemente, um acordo de parceria para a co-criação e implementação de Programas de Alfabetização de Adultos, Inclusão Financeira e Capacitação de Pequenos Negócios.

O protocolo foi firmado, em Luanda, num momento que reforçou o compromisso das duas instituições com o crescimento sustentável de Angola.

“Essa é uma parceria muito importante para o Standard Bank, que tem um compromisso muito forte com Angola. Estamos aqui hoje para cumprir esse propósito de termos um ‘Pacto com Impacto’, e de estarmos envolvidos em projectos duradouros, com parceiros credíveis e rigorosos, porque temos um país para desenvolver. Temos de fazer Angola crescer e ter um impacto duradouro, para que as novas gerações possam estar aqui e desenvolver-se”, afirmou Rosemarie Luís, directora de Sustentabilidade do Standard Bank Angola.

No âmbito do protocolo, o SBA e a FAC comprometem-se a co-criar, co-gerir e monitorizar iniciativas conjuntas em três áreas prioritárias: alfabetização de adultos (programas de alfabetização funcional, oficinas temáticas e campanhas de sensibilização); inclusão financeira (formações em literacia financeira, orientação sobre produtos e serviços bancários, materiais educativos e consultorias financeiras); emprego e empreendedorismo (formações práticas em gestão, mentorias e incubação de negócios, apoio à formalização e acesso a crédito e mercados).

تشاندينهو