O chefe da diplomacia angolana, Téte António, presidiu uma reunião de trabalho com uma delegação da República Popular da China, em Luanda, chefiada pelo vice-presidente da Comissão das Relações Exteriores do Comité Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Lin Songtian.
O encontro de trabalho, revela uma nota do MIREX, teve lugar na sede da diplomacia angolana e serviu para as partes passarem em revista assuntos relacionados com a situação interna de cada país, processo de integração de Angola e da China no âmbito regional e internacional e troca de informações sobre questões internacionais e multilaterais.
Sobre a situação interna, as duas entidades debruçaram-se sobre o desenvolvimento político, económico e social de Angola e da China, falaram sobre o estreitamento das relações de amizade, solidariedade e de cooperação económica existentes entre os dois países, assim como procederam a uma avaliação das perspectivas de melhoria da cooperação entre Angola e a China nos mais variados domínios.
Neste sentido, acrescenta a nota, foi igualmente feito uma abordagem sobre o financiamento das infra-estruturas de grande impacto económico e social, nomeadamente o novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, Central Hidroeléctrica de Caculo Cabaça, Porto Caio de Águas Profundas e da Refinaria do Lobito.
O momento serviu, também, para as duas delegações debruçarem-se sobre a Agenda da Presidência Angolana na União Africana, Conferência Internacional sobre Financiamento das Infraestruturas e uma retrospectiva sobre o impacto da evolução dos BRICS na economia global mediante a actual iniciativa de governação global.
Por último, foi feita avaliação mútua das organizações internacionais, nas quais os dois países fazem parte, analisaram a necessidade da reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e da implementação da Resolução 2719, sobre o Financiamento das Operações de Apoio à Paz da União Africana, através do Orçamento da ONU.