Uma actividade cultural e a entrega de diploma de reconhecimento marcou, nesta segunda-feira, na Cidade do Cabo, as celebrações do Dia da Comunidade Angolana na África do Sul.
O momento de celebração, prestigiado pela cônsul-geral de Angola nas províncias do Cabo Ocidental, Cabo Oriental e Cabo do Norte, Elsa Caposso Vicente, destacou a importância da data para a comunidade residente em território sul-africano, realçando a necessidade de maior aproximação e interacção entre os angolanos.
Na ocasião, a vice-cônsul para a Área Social, Aleluia dos Santos, apelidada de “Mãe da Comunidade”, recebeu das mãos da cônsul-geral um diploma de mérito, em reconhecimento do trabalho em prol da comunidade.
Também presente no evento, o empresário angolano Francisco Damas, para muitos uma figura simbólica de Angola na África do Sul, pelo empenho, dedicação e auxílio prestado à comunidade ao longo dos últimos anos, realçou o crescimento da comunidade residente na Cidade do Cabo, destacando os papéis e contributos essenciais de Pinto Cauende e Manuel Panzo, ambos fundamentais na ligação comunitária à representação diplomática angolana na região.
Durante a actividade, realce para um momento espiritual, conduzido pelo pastor da Igreja Assembleia de Deus Pentecostal, Jorge Alberto. Houve ainda espaço para o motivador Isaac Matias e o jornalista Jardel de Andrade partilharem as respectivas experiências.
O momento cultural, apimentado com música, dança e poesia angolana, antecedeu os agradecimentos finais e a festa que envolveu de forma especial a mistura de culturas de toda a África Austral.