Fin Adviser

Todas Notícias > ANGOLA REFORÇA COMPROMISSO DE EXPANDIR AS RELAÇÕES COMÉRCIAIS COM ESTADOS AFRICANOS

ANGOLA REFORÇA COMPROMISSO DE  EXPANDIR AS RELAÇÕES COMÉRCIAIS  COM ESTADOS AFRICANOS

  09 Sep 2025

ANGOLA REFORÇA COMPROMISSO DE EXPANDIR AS RELAÇÕES COMÉRCIAIS COM ESTADOS AFRICANOS

A secretária de Estado para o Comércio e Serviços, Augusta Fortes, reforçou neste sábado, em Argel, Argélia, o compromisso de Angola com a expansão e fortalecimento das relações comerciais com os Estados africanos, tendo em vista a superação das barreiras ainda existentes.

A responsável intervinha numa mesa-redonda sobre “Comércio Intra-africano: da Visão à Realidade – Rumo a Uma Multiplicação de Trocas Comerciais até 2030”, inserida na quarta edição da Feira Comercial Intra-africana (IATF), que decorre desde o dia 4 na capital argelina.

Augusta Fortes ressaltou o engajamento de Angola na redução da burocracia, mediante processos e procedimentos administrativos simplificados.

Segundo Augusta Fortes, um dos aspectos que continua a “emperrar” o comércio intra-africano é o elevado custo de importação de matéria-prima entre os Estados, defendendo, por isso, uma abordagem diferente para uma maior cooperação económica continental.

Durante a sua intervenção, a responsável angolana falou, igualmente, da aposta do país no comércio logístico, através do Corredor do Lobito, representando uma oportunidade para o continente, para além do potencial agrícola nacional, que carece de mais investimento privado.

Relativamente ao evento, disse ser decisivo para os empresários diversificarem as suas parcerias, olhando mais às oportunidades que o continente “berço” tem a oferecer.

Durante a mesa-redonda, foram discutidas questões atinentes à facilitação do comércio intra-africano, remoção de barreiras técnicas e pautais ao comércio, bem como o desenvolvimento de cadeias de valor regionais na produção, em alinhamento com o Agri-Plan da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA).

A Feira Comercial Intra-africana, maior bolsa de negócios do continente, é realizada bienalmente pela Comissão da União Africana, Secretariado da Zona de Comércio Livre Continental Africana e o Afreximbank.

O evento, que encerra no dia 10, é de escala mundial e visa promover o comércio e investimento africano para o mundo.

A edição de 2025 reúne cerca de dois mil expositores, oriundos de vários países.

A delegação angolana integra empresas de vários sectores, representantes da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX) e dos ministérios da Indústria e Comércio, bem como das Relações Exteriores.

تشاندينهو