A Fábrica Olombi, localizada no Namibe, vai ser inaugurada, nesta sexta-feira, pelo ministro da Coordenação Económica, José de Lima Massano. De acordo com uma nota, a inauguração acontece durante a visita de três dias de José de Lima Massano ao Namibe.
A infra-estrutura é um investimento privado avaliado em 19 milhões de dólares que começou a ser erguido em 2024. A unidade industrial resulta da parceria entre a Olombi Agronegócios, Lda. e a Chinahyway, com capacidade instalada de 100 mil toneladas por ano de fertilizantes e compostos, destinados a reforçar a produção agrícola no sul do país.
Durante a estadia em terras de Welwitschia Mirabilis, o ministro da Coordenação Económica será acompanhado pelo ministro da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos, o secretário do Presidente da República para o Sector Produtivo, João Nkosi, e responsáveis do FADA (Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário) e do BDA (Banco de Desenvolvimento Angolano).
A agenda de José de Lima Massano engloba visitas à reserva de calcário do quilómetro 14, às obras de requalificação urbana de Moçâmedes e à Baía de Moçâmedes, bem como encontros com empresários e visitas a empresas do sector pesqueiro, como a SICOPAL e a R&D. Mas também visitas ao Aviário Kandiry, à Fábrica de Tintas “Insi Tintas”, à Fazenda Paulo Múrias além da inauguração de infra-estruturas sociais.