Fin Adviser

Todas Notícias > AFROBASKET 2025: COMISSÃO EXECUTIVA REALIZA VISITA TÉCNICA AO PAVILHÃO MULTIUSO

AFROBASKET 2025: COMISSÃO EXECUTIVA  REALIZA VISITA TÉCNICA AO PAVILHÃO MULTIUSO

  16 Jul 2025

AFROBASKET 2025: COMISSÃO EXECUTIVA REALIZA VISITA TÉCNICA AO PAVILHÃO MULTIUSO

A Comissão Executiva do Comité Organizador da 31.ª edição do Afrobasket'2025 garantiu, nesta terça-feira, no final da visita técnica ao Pavilhão Multiusos do Kilamba, que as obras de melhoria decorrem dentro dos prazos estabelecidos e sem qualquer constrangimento.

No final da inspecção, o porta-voz da Comissão Executiva, Mário Rosa de Almeida, em declarações à imprensa, disse: “Não existe nenhuma questão preocupante relacionada com as obras até agora” e as intervenções são “cumpridas minuciosamente, de acordo com o calendário elaborado”.

Durante a visita, a delegação constatou o andamento dos trabalhos de reparação do piso, iluminação, sistema de som, placares electrónicos e áreas técnicas, fundamentais para a realização do jogo inaugural da competição, marcado para 12 de Agosto.

Mário Rosa de Almeida destacou a qualidade da intervenção e felicitou a Direcção Nacional de Infra-Estruturas Desportivas do Ministério da Juventude e Desportos pelo empenho e seriedade com que conduz este processo, acrescentando que a ideia é evitar improvisos de última hora como aconteceu em eventos passados.

Durante a visita, a delegação foi recebida pelo secretário de Estado para os Desportos, Paulo Madeira, na qualidade de anfitrião, que, segundo Mário Rosa, ajudou a compreender os passos dados para garantir as condições ideais no recinto até à data estipulada.

Questionado sobre a proposta da classe jornalística em relação à reconfiguração da bancada de imprensa, o porta-voz esclareceu que, embora a sugestão tenha sido válida, “as condições actuais vão prevalecer por limitações estruturais”.

Contudo, prometeu apresentar ao Ministério propostas de melhoria para edições futuras. A directora Nacional de Infra-Estruturas Desportivas, Elizabete Cailo, garantiu que todos os trabalhos se vão concluir até 30 do corrente, conforme previsto. A responsável assegurou que o recinto vai respeitar todos os requisitos técnicos e estruturais exigidos pela.

  FIBA África.

Cailo também não descartou a possibilidade de pequenas adaptações no espaço destinado à imprensa, embora tenha afastado a hipótese de alterações estruturais significativas, dadas as limitações do recinto.

A comitiva visitante foi composta pelo presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) e coordenador do Comité Organizador, Moniz Silva, acompanhado por Tony Sofrimento, Luís Costa, Carina Barbosa, entre outros membros daquele pelouro.

O grupo percorreu todas as zonas do pavilhão, incluindo balneários, áreas de apoio, corredores de acesso e zonas técnicas, numa acção de inspecção detalhada para garantir que todos os espaços estejam em conformidade com os padrões internacionais exigidos para acolher uma das mais prestigiadas provas do calendário do basquetebol africano.

O Afrobasket’2025 vai decorrer de 12 a 24 de Agosto nas cidades de Luanda e do Namibe.

تشاندينهو