Fin Adviser

Todas Notícias > CANDIDATURAS DE BOLSAS DE ESTUDO PARA LICENCIATURA EM PORTUGAL ENCERRAM AMANHÃ

CANDIDATURAS DE BOLSAS DE ESTUDO PARA LICENCIATURA EM PORTUGAL ENCERRAM AMANHÃ

  02 Jul 2025

CANDIDATURAS DE BOLSAS DE ESTUDO PARA LICENCIATURA EM PORTUGAL ENCERRAM AMANHÃ

As candidaturas para bolsas de estudo para licenciatura em Portugal encerram amanhã, 3 de Julho, refere um comunicado do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE), sublinhando que as mesmas são oferecidas no âmbito do Regime Especial de Acesso ao Ensino Superior em Portugal, referente ao ano académico 2025-2026.

De acordo com o documento do INAGBE, as candidaturas, abertas no dia 24 do mês passado, decorrem numa fase única, nos termos do artigo 3.º da Portaria n.º 248-A/2023, de 1 de Agosto, observando os prazos estabelecidos no calendário anual dos Regimes Especiais de Acesso, fixado por despacho da Direcção Geral do Ensino Superior (DGES) de Portugal.

O programa visa formar cidadãos angolanos em universidades públicas portuguesas, em áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento do país e ainda deficitárias no sistema de ensino superior nacional. As áreas elegíveis incluem Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Naturais, Tecnologias e Artes.

Numa primeira fase, são aceites um total de 473 candidaturas, que serão submetidas a uma avaliação criteriosa, tendo em conta as exigências do sistema de acesso ao ensino superior português. Os interessados devem ter a nacionalidade angolana, idade não superior a 22 anos, ter concluído o ensino médio com média final igual ou superior a 14 valores e frequentado os dois últimos anos de escolaridade em Angola.

Os candidatos devem apresentar, por via do site oficial do INAGBE, cópia do passaporte válido (páginas 1, 2 e 32) e Bilhete de Identidade. Em caso de menores de idade, deve anexar a cópia do documento de identificação do representante legal.

A documentação inclui, ainda, o certificado de habilitações do ensino secundário, com classificações das 10.ª, 11.ª e 12.ª classes, autenticado pelos serviços de Educação, reconhecido pelo Ministério das Relações Exteriores (MIREX) e legalizado pelo Consulado-Geral de Portugal em Luanda ou em Benguela.

A selecção vai basear-se no mérito, valorizando o desempenho académico e as competências cognitivas, sociais, independentemente da condição socioeconómica do candidato.

Segundo o documento do INAGBE, em caso de empate na pontuação, no critério de desempate dá-se prioridade ao género feminino e aos menores de idade.

As candidaturas devem ser feitas exclusivamente na página oficial do INAGBE: https://inagbe.gov.ao/#/candidatura-disponiveis.

O INAGBE alerta que não serão admitidas candidaturas para instituições de ensino superior privadas em Portugal e poderá solicitar documentos adicionais a qualquer momento do processo.

تشاندينهو