Uma fábrica de óleo vegetal e outra para a produção da fuba de milho vão ser instaladas, nos próximos dias, no município do Lóvua, província da Lunda-Norte, anunciou o director executivo da empresa Mina Gema.
Zeca Cassanguidi anunciou que os dois projectos contam com investimento estrangeiro, e visam garantir a estabilidade de preços no mercado nacional e impulsionar o agronegócio na região Leste do país.
O gestor disse que os contactos com os investidores se encontram numa fase avançada, prevendo para os próximos dias a implementação das indústrias no município de Lóvua.
O projecto é da empresa sócia da Fazenda Lavoura Esperança, vocacionada para a produção de cereais, como é o caso do milho, feijão, soja e trigo.
Zeca Cassanguidi referiu que a iniciativa visa reduzir a dependência de Angola na importação de produtos alimentares, através do aumento da produção nacional, de modo a garantir o emprego e auto-sustentabilidade do país.
A iniciativa visa responder ao apelo do Executivo angolano de implementar indústrias transformadoras no país.
A província da Lunda-Norte, sublinhou o responsável, tem condições propícias para abraçar o compromisso e promover dinâmicas para fazer parte de uma zona económica forte e capaz de "dar resposta aos desafios do presente e do futuro".
Incentivo ao investimento
O empresário realçou a necessidade de continuar a trabalhar a diplomacia económica para a implementação de políticas traçadas pelo executivo que visam a captação de investimentos privados para alavancar o desenvolvimento socioeconómico do país.
Enaltecendo a Administração Municipal de Lóvua pelo trabalho que tem desenvolvido no incentivo ao investimento privado.
Zeca Cassanguidi assegurou que a implantação da Fazenda Lavoura Esperança, no município do Lóvua, para além de garantir o aumento da produção agrícola com a diversificação de culturas, apresenta, também, desafios pontuais para minimizar o impacto negativo da produtividade na província, com realce para a capacitação dos camponeses locais, que passa pela implementação do projecto de "Lavras comunitárias". Este projecto, adiantou, terá o acompanhamento e suporte técnico dos especialistas da fazenda, de modo a garantir o auto-sustento das famílias camponesas.