Um total de 29 cooperativas agrícolas da província do Bié foram contempladas com 22 tractores e sete motocultivadoras que vão fortalecer os níveis de produção agrícola no meio rural e aumentar a safra produtiva até final do ano.
Os meios que vão incentivar a mecanização ligeira da agricultura familiar foram adquiridos com o financiamento do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), através da linha de crédito destinada à aquisição de equipamentos agrícolas, num investimento superior a mil milhões de kwanzas.
A iniciativa insere-se no programa Ossi Yetu, que, em português, significa "Nossa Terra", e visa acelerar a produção agrícola no seio das famílias e reforçar a segurança alimentar, num processo que já abrange os municípios do Cuito, Andulo, Chicala, Chitembo, Cuemba, Camacupa, Catabola, Chinguar, Cambandua, Cunhinga e Nharea.
A presidente do conselho de administração do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrícola, Felisbela Francisco, sublinhou, durante a entrega dos meios, às cooperativas e associações de camponeses, que o programa tem como principal objectivo maximizar os níveis de produção agrícola, reforçar as competências das famílias camponesas e garantir a segurança alimentar em todo o país.
Felisbela Francisco sublinhou, também, que cada cooperativa poderá beneficiar, por via de solicitação, de um pacote tecnológico avaliado em cinco milhões de kwanzas, para assegurar a sustentabilidade do programa, que também conta com uma parceria do INEFOP e IDA.
O Crédito ao Investimento de Equipamentos Agrícolas, que facilita a aquisição de equipamentos de mecanização, está avaliado em até 50 milhões de Kwanzas, que pode ser reembolsado com valores monetários ou com produtos agrícolas, num período de quatro anos.