O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, afirmou, nesta quarta-feira, que “o país tem um grande potencial para a produção de energia limpa e renovável"
. A afirmação foi feita na abertura do 2.º Simpósio do Gabinete Alemão-Angolano de Hidrogénio, que decorreu em Luanda, sob tema “Hidrogénio Verde em Angola: caminhando com a descarbonização e diversificação”.
No evento, Diamantino Azevedo explicou que o país possui imensos recursos naturais e uma posição estratégica, sendo que o hidrogénio verde pode ser a chave para a diversificação económica e a construção de um futuro mais sustentável, avançou o MIREMPET .
Segundo o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás foi criado um grupo de trabalho encarregue de elaborar o plano de descarbonização das actividades do sector de Petróleo e Gás, que constituirá um instrumento acelerador da implementação das medidas de melhoria da eficiência energética das produções, redução e eliminação da queima de gás até 2030.
Diamantino Azevedo referiu, ainda, que a Sonangol em parceria com as empresas alemães, CWP H1 e Gauff, com uma participação de uma empresa local, irá construir, a partir de 2026, uma Planta de Hidrogénio Verde na Barra do Dande, província do Bengo.
A planta terá capacidade de produção prevista de 342.000, toneladas métricas por ano de Hidrogénio Verde e Amónia Verde para uso local e exportação.