A coordenação técnica provincial do Censo Geral da População e Habitação na província do Cuanza-Norte garantiu, nesta quinta-feira, em Ndalatando, ter as condições criadas para o aluguer de embarcações a motor, com vista ao transporte dos técnicos e meios logísticos, para o recenseamento a nível das 39 ilhas da bacia do rio kwanza, no município de Cambambe
. O coordenador do grupo técnico provincial, Alberto Gonga, disse existirem já contactos avançados com a Capitania Fluvial do município de Cambambe para a aquisição do número de barcos necessários, cujo manuseio deve possivelmente contar com o apoio de pescadores locais. Alberto Gonga disse que o Executivo pretende garantir que sejam cadastradas todas as famílias locais, para que se obtenham informações plausíveis e credíveis sobre a localização e condições de vida das populações.
Na província, já existem 11 viaturas novas, para além de outras existentes de apoio ao processo. "Temos garantias de receber mais alguns carros ao longo dos próximos dias”, disse o responsável.
No Cuanza-Norte, o Censo Geral da População e Habitação vai ser garantido por 1.338 agentes de campo.
Neste momento, decorre o processo de formação de 33 assistentes técnicos locais e mais 106 especialistas de informática, que vão trabalhar a nível das comunas.
Alberto Gonga ressaltou que os assistentes técnicos terão a missão de formar os recenseadores, enquanto os informáticos darão respostas ao uso dos meios tecnológicos à disposição para o armazenamento dos dados recolhidos por cada agregado familiar.
Recenseadores vão poder atingir as áreas de difícil acesso com as chatas da Capitania Fluvial